terça-feira, 10 de abril de 2012

5 - HISTÓRIA DO VIOLINO


É Natural no  curso o Professor Tércio falar sobre os devidos cuidados que devemos ter com esse instrumento, pois, apesar de bonito é super delicado ao calor, a queda e a produtos.
Ele explica como devemos nos posicionar diante desse instrumento, a postura é uma delas.
Mas, o que é o violino? Qual sua história? Porque esse instrumento nos encanta? 
Vamos conhecer um pouco da sua história.

História 

Instrumento de arco, com quatro cordas, o menor (e o de som mais agudo) dos membros da família do violino. Tem uma extensão de quatro oitavas, e suas cordas são afinadas em intervalos de quinta, sendo a mais grave afinada pelo sol abaixo do dó central (isto é, sol-ré-lá-mi). Os primeiros violinos foram feitos na Itália em meados do século XVI (1700), evoluindo de antecessores como arebec, a vielle e a lira da braccio. A arte de fabricar violinos de primeira classe foi, por 200 anos, apanágio de três famílias de Cremona - os Amati, Guarnen e Stradivari (de que a latinização deu Stradivarius). Embora o violino propriamente dito tenha-se mantido inalterado por 400 anos (excetuando-se a utilização de cordas mais finas e de um cavalete mais alto no século XIX), a forma atual do arco só se consolidou no século XIX(1800). Originalmente convexo em relação ao violino, o arco é agora côncavo. O violino tem longa história na execução da música folclórica, que vem desde seus antecessores (como avielle). Durante o século XVII, substituiu a viola soprano na música de câmara, e tornou-se o fundamento da orquestra. Na orquestra moderna, os violinos estão divididos em duas seções - primeiros e segundos violinos -, as quais se distinguem, em cena medida, pelo fato de os primeiros tocarem as partes mais agudas e os segundos, as mais graves. O repertório de música escrita para o violino é enorme, e cresceu ainda mais depois que Paganini revelou todas as suas possibilidades virtuosísticas. Incluí concertos de Bach, Vivaldi, Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, Mendelssohn, Bruch, Berg e Paganini.

                              As partes de um instrumento moderno


                                               Família do Violino

Família de instrumentos de arco, de quatro cordas e não trasteados, que incluí o próprio violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Existe alguma confusão em torno da evolução dessa família, especialmente a respeito da extensão em que ocorreram cruzamentos com a viola da gamba (ver viola, família da). Os mais antigos instrumentos desse tipo foram as vielles e rebecs usadas pelos trovadores medievais para acompanhar o canto e a dança. A lira da braccio desenvolveu-se a partir desses instrumentos em fins do século XV (1600), surgindo o próprio violino já em meados do século XVI (1700). Os membros dessa família tem, caracteristicamente, ombros redondos, quatro cordas, as aberturas no tampo harmônico em forma de ff, e não possuem trastes (em comparação com suas primas, as violas, que tem ombros descaídos, seis ou sete cordas, aberturas no tampo harmônico em forma de C e braços trasteados).

                                                           Tamanhos Dos Violinos
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Integrantes da família do violino

Tamanhos relativos do violino (menor), viola (maior), violoncelo (médio) e 
contrabaixo (grande).

                                                                       VIRTUOSE

Instrumentista com extraordinário domínio da técnica de execução. Enquanto alguns instrumentistas consideram o virtuosismo como simples meio de enriquecer seus dotes interpretativos, outros tem sido acusados de o tomarem como fim em si mesmo. O virtuosismo não é atributo nato dos músicos; não pode ser atingido sem prodigioso talento natural, mas, mesmo com esse talento, é imprescindível uma obsessiva dedicação à técnica.



Fonte de pesquisa: http://www.atelierlabussiere.com/historia.htm (10/04/2010)

Maria José da Silva (aluna)

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